quarta-feira, 18 de março de 2009

Pierre Levy


Pesquisador de interações entre internet e sociedade, nasceu na Tunísia em 1956. Escritor de diversos livros, Pierre aborda o desenvolvimento da internet, e a disseminação de informação pela sociedade.
Para ele, a liberdade de publicações na internet, se torna um problema, uma vez que qualquer um pode publicar um texto sem passar por uma editora ou redação de um jornal. Levy defende a tese de que a qualidade da informação decresce com isso.
O filósofo acredita que o computador se torna um instrumento de troca, de produção e de estocagem de informações, tornando-se desta forma, um instrumento de colaboração. Já a TV é, para ele, um meio de comunicação passivo, pois não proporciona ao receptor nem troca de informação, nem interatividade, uma vez que não ocorre uma interatividade.
Inteligência Coletiva é um dos conceitos mais importantes disseminados pelo filósofo, uma vez que se refere a tecnologias de inteligência, caracterizado por um novo tipo de pensamento.
Lévy destaca dois pontos importantes podem ser destacados em sua teoria:
Universalização - que aparece com a criação da escrita, sua principal característica e o rompimento com o tempo e espaço, ou seja, as informações não estavam mais limitadas ao meio oral.
Totalização - Com a Internet, a universalização continua, todavia, por outro lado, a totalização some, pois neste meio a interatividade é contínua, ou seja, não há mais um saber autoritário, monolítico e centralizado.

Um comentário: